Como sobreviver no setor de eventos?

Como sobreviver no setor de eventos?

Desculpem o desabafo ou a mensagem!

Ontem (13/04) tivemos a notícia oficial que haverá o hospital de campanha em Itajaí. Fora este, também está em estudo um hospital de campanha em São Bento do Sul na Promosul. Nossa empresa é associada ao CVB de Joinville entre outras associações do setor empresarial na região, pois somos da região. Sou um defensor ferrenho da união e por isso peço para todos olharem com cuidado nos “objetivos” do Governador. Em Itajaí, o governo do estado decretou o pavilhão de Itajaí como hospital de campanha (na justiça agora). Cuidem com Joinville e outras cidades âncoras no turismo e no setor de eventos. São Bento do Sul foi a mesma situação. Eu como organizador de Feiras (Feistock e Design & Conforto) não tenho o que fazer. Simplesmente temos que acatar uma “ordem imperial”. Mas o resultado será muito, muito negativo. Hoje tivemos algumas reuniões com expositores e dentre eles, pequenos e médios fabricantes de móveis. Se não tiver Feistock, vão fechar as fábricas. São mais ou menos 12 fábricas que trabalham quase que exclusivamente para as feiras e isso afetará um mercado muito maior. Desde o fornecedor até o funcionário final de vendas. É uma bola de neve e a tendência é piorar. Caso seja confirmada o hospital em São Bento do Sul, a Feistock vem a ter baixas gigantes. São 112 expositores fabricantes e lojistas que vendem entre eles cerca de 32 milhões de reais em móveis e decoração. Isso vai melhorar as lojas? Não, nunca fez isso. A Feistock existe apenas para suprir uma demanda de estoque e a verdade é que vem crescendo inclusive o número de expositores “lojistas” no evento. A feira se tornou um evento turístico e deixou de ser aquele “concorrente”. E agora? O que fazemos?

Ainda entram na conta os restaurantes, hotéis, pousadas, postos e todos os comércios que atendem desde os expositores até os visitantes e turistas... muitos de Joinville atendem em seus hotéis os visitantes das feiras de móveis em São Bento do Sul. Acrescentando neste conglomerado de fornecedores, adiciono todos os fornecedores que conversamos semanalmente na questão moveleira. O madeireiro, o afiador de serras, o representante de colas, tintas, transporte entre muito mais outros...

Abrindo a nossa situação pessoal... Estamos com uma inadimplência acima de 30% e uma procura de expositores acima de 50% do normal. O mercado fala por si... está todo mundo no mesmo barco! Mas e aí? Como todos nós vamos ficar?

Em breve o próximo texto deve ser de cancelamento e muita gente vai sofrer.

Escrevo isso para ter uma luz, pois o pensamento positivo está esgotando perante os boletos...

Me perdoem as palavras, mas é um sentimento triste e uma visão que não tem remédio, apenas uma vacina! Fechar...

Atenciosamente e tristeza,
Jonathan Roger Linzmeyer

TBS Feiras & Eventos (Feistock - Feira de Móveis e Decoração)
Ereganto Eventos (Design & Conforto – Liquida Serra – Liquida Itajaí – Gastrobier Itajaí)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira de negócios

Ser Empresário é...

Relacionamentos