COMO AUMENTAR O FATURAMENTO NO PÓS CRISE
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VANTAGENS DA EMPRESA PARTICIPAR DE FEIRAS DE VAREJO
Além de uma boa estratégia de marketing
e branding, para crescer, uma empresa precisa buscar novas
possibilidades de negócios constantemente. Isso ocorre, em geral, por meio de
estratégias de prospecção e inbound.
Há, porém, uma alternativa para não só
fazer novos contatos, mas VENDER diretamente, além de expor a marca e ainda
conhecer tendências de mercado. Isso é possível com a participação em feiras
com vendas direta
para o consumidor final, por exemplo.
Nesses ambientes, é possível encontrar
um grande número de pessoas, entre fornecedores, prospects, clientes e outros
possíveis parceiros comerciais em um período de tempo relativamente curto.
Neste post, apresentamos quatro vantagens de participar de feiras de varejo.
Confira!
1. Networking
Quando participa dessas feiras, a sua
empresa tem a oportunidade de encontrar clientes e fortalecer a relação com
eles, mas, mais do que isso, de conhecer outros interessados em sua
solução/produto. Essa iniciativa, aliás, é ótima para se aproximar do público
de forma mais pessoal.
O mesmo vale para fornecedores. Nem
sempre contratos são fechados em feiras e eventos, mas nada impede que sejam
trocados contatos para manter o relacionamento e fazer negócios no futuro.
2. Aumento
do reconhecimento de marca
Feiras de varejo são uma grande
oportunidade de expor a empresa para um grande número de pessoas, que
potencialmente têm interesse nos produtos. A equipe pode, por exemplo, usar uma
camiseta com a logo da companhia, distribuir cartões de visita e folders.
É importante perceber que, quando a
empresa participa do mesmo evento que grandes empresas, concorrentes inclusive,
os visitantes podem perceber mais valor na sua empresa. Isso ajuda a posicionar
o expositor como referência no mercado.
3. Descoberta
de novidades do setor
Pode-se, ainda, ir além e aproveitar a
oportunidade para conhecer outras empresas do setor. Observe o que elas fazem
de certo e errado, tanto no mix de produtos quanto na estratégia de posicionamento, no
atendimento e na proposta de valor.
Além disso, fique atento a novidades e
tendências do setor. É possível conhecê-las em palestras ou em ofertas de
fornecedores — portanto, aproveite o tempo disponível para circular e
pesquisar.
4.
Testes de aceitação do público
Nem sempre entender as necessidades e
os desejos dos clientes é fácil. Participar de feiras de varejo ajuda a empresa
a se aproximar dessas pessoas e conhecê-las melhor. Esse tipo de iniciativa é
ainda mais importante se ela tem uma ideia nova e deseja avaliar a aceitação do
mercado antes de investir mais nela.
A venda direta ao consumidor, por
exemplo, é uma forma de fazer isso a partir do conceito de Produto Mínimo
Viável (Minimum Viable Product – MVP) para, então, estudar as opiniões dos
clientes. Afinal, é preciso ouvir o que eles têm a dizer.
Entendeu a importância de participar de
feiras de varejo? Antes de procurar novas oportunidades, no entanto, é
preciso planejar. O custo para
expor nesses ambientes não é baixo, mas, se a organização tiver estratégia,
objetivos e metas bem definidos, as chances de retorno sobre o investimento são
promissoras.
Então, lembre-se de avaliar o local e a
produção do estande, o treinamento da equipe e os indicadores utilizados para
medir o sucesso da ação. Planeje as ações de marketing para avaliar, por exemplo,
se vai oferecer brindes aos clientes, como os produtos serão apresentados,
quantos funcionários e materiais são
necessários e assim por diante.
Um dos principais benefícios de
participar de feiras é o aumento na força da marca. Se esse for um dos
objetivos da sua organização, confira como participar de uma das maiores feiras
com vendas direta ao consumidor final do Brasil. A Feistock recebe cerca de 30
mil visitantes, tendo um faturamento médio de 18 milhões por edição. A feira
realiza duas edições por ano e é realizada na Capital Nacional do Móveis, em
São Bento do Sul, Santa Catarina. Confira mais informações de como ser um
expositor pelo site: www.feistock.com.br.
Outra recomendação: www.designeconforto.com.br
Fico a disposição para mais
informações.
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