Feira de negócios


Feira de negócios.

Gasto, investimento ou necessidade?

Há muito tempo as empresas se fazem esta pergunta. Por que gastar com feiras? Algumas estão num momento bom do mercado, crescendo e vendendo bem. Com um olhar estritamente financeiro e fechado, enxergam os eventos como um gasto desnecessário, não precisando naquele momento. Outros, veem as feiras de negócios como uma oportunidade de colocar a sua marca em destaque, sabendo que muitas vezes não precisariam estar vendendo. Neste caso, vale lembrar do famoso ditado popular, “quem não é visto, não é lembrado”.

A importância das feiras, muitas vezes é mensurada pelo resultado financeiro imediato, mas nem sempre você deve pensar em ser um expositor apenas com esta visão. A feira é muito importante, por vários aspectos. Vendas, exposição, marketing e principalmente a esquecida posição de mercado.
Podemos usar muitos exemplos no caso do marketing. Claro, que este pensamento deve ser sempre vinculado numa Feira de qualidade, com nome e organização de confiança. Colocar a sua empresa numa feira sem organização é quase igual a você comprar uma Ferrari para andar na estrada de chão. 
No final vai dar prejuízo!

Mas indo ao caso do marketing x feiras, usamos o exemplo do Outdoor, nada contra, pois as próprias feiras investem em outdoor, mas nas devidas necessidades. Para exposição das marcas, empresas e produtos, é muito importante estar em destaque nos eventos, indiferente do produto. A quantificação do resultado entre feira e outdoor é muito clara. Um evento de qualidade hoje no brasil está custando em média 300 reais o metro quadrado. Multiplicando o valor versus uma média de 50 metros quadrados, o investimento será de R$ 15.000,00 com custos extras de montagem e pessoal. Neste mesmo investimento de R$ 15 mil reais você colocaria em média 15 outdoors no preço médio de cidades pequenas.

Como achar o resultado deste investimento? No caso do outdoor é mais difícil, pois o “leitor” que viu, teve em média 8 segundos passando de carro para conseguir pegar as informações, e nunca saberemos quantas pessoas realmente viram. No caso da feira, se, como mencionado anteriormente, for uma feira boa e com um público qualificado, temos como calcular. Simplesmente, podemos criar diversos meios para isso e para nos comunicarmos com o público. Podendo ser material impresso, promoções, brindes e cupons de descontos. Além disso, na feira, você poderá estar vendendo diretamente o seu produto e ainda sua marca ficará registrada no evento e na cabeças das pessoas que por lá passaram. Conseguiu entender a comparação?
                                                                 

Este é o meu primeiro artigo sobre feiras e eventos.

O meu nome é Jonathan e trabalho no setor há mais de 15 anos e este ano estou iniciando esta comunicação direta por artigos publicados.

Jonathan Roger Linzmeyer – jonathan@ereganto.com.br



Comentários

  1. No meu entendimento o artigo ficou muito bom e esclarecedor! Parabéns! !������

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